Antecipação do IR só vale a pena para pagar dívidas
Para especialistas, esperar pela restituição da Receita Federal pode funcionar como uma espécie de poupança
Os principais bancos que operam no Brasil oferecem o serviço de antecipação da restituição do Imposto de Renda. Apesar de ser uma tentação passar no banco para pegar o dinheiro e não ter que esperar os lotes de restituição programados pela Receita Federal, vale lembrar que incidem juros sobre a operação que funciona como um empréstimo. Para quem não precisa deste valor com urgência, esse tipo de serviço não vale a pena. Especialistas consultados pela FOLHA alertam que a antecipação só é interessante para quem está endividado com juros altos, como os do cartão de crédito e do cheque especial.
"A antecipação só vale a pena para quem está endividado", avalia o consultor de investimentos e sócio da Inva Capital, Raphael Cordeiro. Ele lembra que a taxa média de juros do cartão de crédito hoje é de 13% ao mês e 347% ao ano e sugere que buscar a antecipação da restituição apenas para consumo não é recomendado. Mesmo se contratar a antecipação for muito necessário, ele recomenda que as pessoas pesquisem as taxas de juros.
"Se a pessoa não tem nenhuma dívida, a antecipação não vale a pena", confirma o coordenador do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache. Na opinião dele, só compensa se a pessoa for trocar uma dívida com juros mais caros por mais baratos. Segundo Anache, contratar a antecipação acaba sendo mais vantajoso no banco em que a pessoa tem conta e relacionamento com o gerente. No entanto, para ele, o cliente deve batalhar para negociar juros menores com a instituição financeira. Caso a pessoa precise comprar um bem parcelado, Anache indica fazer uma comparação dos juros cobrados pela loja e das taxas da antecipação para ver qual é mais barato.
A reportagem consultou seis bancos para verificar as condições oferecidas para a antecipação. Os bancos cobram taxas mensais de juros que variam de 1,99% a 3,39% e fazem empréstimos de R$ 100 a R$ 30 mil para 75% a 100% da restituição.
O prazo para a contratação do serviço junto aos bancos varia. No HSBC, por exemplo, encerrou em 9 de junho. No Bradesco, na Caixa Econômica e no Banco do Brasil é possível contratar a operação até novembro. No Itaú Unibanco vai até 2 de outubro e no Santander até o final de outubro. A incidência de juros mensal começa assim que o dinheiro é acessado. Geralmente, quando o cliente recebe a restituição da Receita tem que quitar o empréstimo realizado com o banco.
Poupança
Esperar a restituição chegar sem fazer nenhum tipo de antecipação pode funcionar como uma espécie de poupança. O valor é corrigido pela Selic, taxa básica de juros da economia. O período de incidência dos juros começou em 1º de maio e vai até a data de pagamento. A Receita Federal tem sete lotes regulares de junho a dezembro.
Quem recebeu a restituição em dezembro de 2014 no último lote, por exemplo, teve uma correção de 7,21%. Neste ano, a expectativa é que a correção seja maior, já que a Selic acumulada de 2014 ficou em 11,75% e, nos últimos 12 meses já acumula alta de 13,75%.
O supervisor do Programa do Imposto de Renda do Paraná, Vergílio Concetta, explica que as pessoas que receberam a restituição neste primeiro lote de junho já tiveram correção de 1,9%. Ele prevê que a Selic no último lote seja superior a 7%.
O consultor de investimentos Raphael Cordeiro diz que, hoje, a Selic é uma boa remuneração e que é difícil encontrar uma aplicação financeira que renda mais que isso. "A restituição do IR é um dinheiro mais fácil de poupar."
Ele conta que no ano passado enviou a declaração do Imposto de Renda no penúltimo dia, de propósito. Com isso, recebeu a restituição no último lote com o máximo de correção da Selic.
O coordenador do curso de Ciências Econômicas da Faculdade Mackenzie Rio, Marcelo Anache, também concorda que é difícil encontrar uma aplicação financeira que pague juros maiores que a Selic. "Esperar a restituição se transforma em uma poupança e bem remunerada", destaca.
Fonte: Folha de Londrina - PR
Página 1 de 1
Antecipação do IR só vale a pena para pagar dívidas
- ← Comissão especial aprova mudanças nas regras do Supersimples
- Notícias
- Guerra fiscal atrapalha chegada de indústrias a Minas Gerais →
Compartilhar este tópico:
Página 1 de 1