7 dicas para ficar em dia com os tributos
Todo pequeno empresário sabe: tomar conta do próprio negócio exige dedicação integral. Criar, administrar, vender, planejar... e, além de tudo, é preciso ficar de olho nos impostos. “O empresário da pequena empresa deve ter uma compreensão maior do negócio do que o gestor de uma grande empresa, que conta com uma equipe de especialistas. O dono do pequeno negócio faz tudo sozinho, é o regente de uma orquestra”, afirma Paulo Melchor, consultor jurídico do Sebrae Nacional.
A seguir Melchor dá sete dicas para as micro e pequenas empresas ficarem em dia com os impostos:
1) Todas as empresas devem ter um contador, não se deve economizar na contratação desse profissional. Mesmo que o empresário seja formado em contabilidade, não sugiro que ele atue como contador e dono da empresa ao mesmo tempo. Ou você gerencia uma coisa, ou outra.
2) O pequeno empresário deve acompanhar de perto o trabalho da empresa de contabilidade, não pode transferir as responsabilidades fiscais para o contador. Caso aconteça algum problema relacionado aos tributos, quem responde é a empresa.
3) Quem deve fazer o pagamento dos impostos é o empresário, o contador apenas emite as guias. A obrigação é da empresa.
4) Peça para seu contador produzir uma agenda tributária com as datas de pagamento dos impostos.
5) Se, por algum motivo, você deixou de pagar seus tributos, regularize o pagamento das dívidas o quanto antes para evitar juros e multas. Fique também atento aos planos de parcelamento oferecidos pela Receita.
6) Se a sua empresa tem débitos atrasados com a Receita e for notificada, você deve quitar imediatamente o que deve. Caso você não regularize a situação após a notificação, sua empresa poderá ser excluída do Supersimples - e, automaticamente, passar a pagar uma carga muito mais alta de impostos.
7) A inadimplência deve ser sempre analisada. Se você não está conseguindo ficar em dia com os tributos é preciso entender os motivos: é apenas uma situção momentânea? A formação de preço dos produtos ou serviços está errada? Seu custo está muito alto? Lembre-se: o pagamento dos impostos deve estar previsto na contabilidade, tem que estar embutido nos custos da empresa.
Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios
Página 1 de 1
7 dicas para ficar em dia com os tributos
- ← O impacto do eSocial sobre empresas e empregados
- Notícias
- Profissionais liberais devem ficar mais atentos à contabilidade →
Compartilhar este tópico:
Página 1 de 1