Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: AJUDA URGENTE - AJUSTE DE DEPRECIAÇÃO - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

AJUDA URGENTE - AJUSTE DE DEPRECIAÇÃO DEPRECIAÇÃO DE EXERCÍCIOS ANTERIORES

Postou 04/03/2012 - 20:47 (#1) Membro offline   Magda 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SC São José - SC
  • Posição 80

Boa noite estou com o seguinte problema que não vejo comoresolver preciso do auxilio de quem possa me ajudar!! Espero que me ajudem!

Estou fechando a contabilidade de 2011 porem tenho umas 10empresas que existem problemas na depreciação. Abaixo relaciono cada uma dassituações existentes, se possível me mostrar como ficaria os lançamentos!!

• 1. Empresa que veio transferida,já com imobilizadoe sem depreciá-lo desde de a aquisição do bem..
  • 2. Empresa que veio transferida, já com imobilizadoe saldo de depreciação e desde a transferênciapara o nosso escritório não foi mais feito essa depreciação..exemplo empresaveio para o escritório em 2000 e já tinha o bem , com saldo depreciado, mas semficha de controle dessa depreciação , já tentei verificar os valores paralançar a diferença mas parece-me que lançaram um valor aleatório.
  • 3. Algumas empresas adquiriram e já revenderamalguns desses bens, vou fazer o ajuste somente dos bens ativos???
  • 4. É realmente obrigatório a depreciação para empresasdo simples, pois já li varias matérias de o CPC pme deixa brechas relativo a essaaplicabilidade!!gostaria da opinião de vocês...
  • 5. Outro item é a tabela na qual usarei, segundo aifrs usarei como base a vida util, e a receita usa tabela fiscal, como procedo!!?????

Espero que possam me ajudar urgente, pois jáiniciou o prazo pra entrega da dipj e preciso apresentar esses balanços..

Muito obrigado!!!
0

Postou 05/03/2012 - 17:47 (#2) Membro offline   Sidnei Lopes 

• Cadastrado: 13/11/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 455

oi Magda, por favor me informe seu e.mail e terei o maior prazer em ajudar

se preferir:

sdnlopes@ig.com.br

Ver postMagda, em 04/03/2012 - 20:47, disse:

Boa noite estou com o seguinte problema que não vejo comoresolver preciso do auxilio de quem possa me ajudar!! Espero que me ajudem!

Estou fechando a contabilidade de 2011 porem tenho umas 10empresas que existem problemas na depreciação. Abaixo relaciono cada uma dassituações existentes, se possível me mostrar como ficaria os lançamentos!!

• 1. Empresa que veio transferida,já com imobilizadoe sem depreciá-lo desde de a aquisição do bem..
  • 2. Empresa que veio transferida, já com imobilizadoe saldo de depreciação e desde a transferênciapara o nosso escritório não foi mais feito essa depreciação..exemplo empresaveio para o escritório em 2000 e já tinha o bem , com saldo depreciado, mas semficha de controle dessa depreciação , já tentei verificar os valores paralançar a diferença mas parece-me que lançaram um valor aleatório.
  • 3. Algumas empresas adquiriram e já revenderamalguns desses bens, vou fazer o ajuste somente dos bens ativos???
  • 4. É realmente obrigatório a depreciação para empresasdo simples, pois já li varias matérias de o CPC pme deixa brechas relativo a essaaplicabilidade!!gostaria da opinião de vocês...
  • 5. Outro item é a tabela na qual usarei, segundo aifrs usarei como base a vida util, e a receita usa tabela fiscal, como procedo!!?????

Espero que possam me ajudar urgente, pois jáiniciou o prazo pra entrega da dipj e preciso apresentar esses balanços..

Muito obrigado!!!

0

Postou 05/03/2012 - 19:06 (#3) Membro offline   Tiagobrugnera 

• Cadastrado: 13/11/2011
  • Localidade: PR Foz do Iguaçu - PR
  • Posição 106

Boa Noite! Espero poder ajudar um pouco, ao menos:

1. Empresa que veio transferida,já com imobilizadoe sem depreciá-lo desde de a aquisição do bem..

R: Se a empresa chegou ao seu escritório sem ter depreciação do bem contabilizado, e ela for do REAL, comece a depreciar do zero a partir da data que ela entrou no escritorio. Se ela for do Presumido ou Simples, você pode calcular uma depreciação a partir do dia 1º de Janeiro (do ano corrente) e contabilizar de uma vez até a data que ele entrou no escritório como um ajuste contábil.

2. Empresa que veio transferida, já com imobilizadoe saldo de depreciação e desde a transferênciapara o nosso escritório não foi mais feito essa depreciação..exemplo empresaveio para o escritório em 2000 e já tinha o bem , com saldo depreciado, mas semficha de controle dessa depreciação , já tentei verificar os valores paralançar a diferença mas parece-me que lançaram um valor aleatório.

R: Pode ser que ele adquiriu no meio de um mês, e o escritório anterior contabilizou quebrado... Recalcule a depreciação para o prazo de vida útil e registre numa nota explicativa (no caso do REAL)

3. Algumas empresas adquiriram e já revenderamalguns desses bens, vou fazer o ajuste somente dos bens ativos???

R: Deprecie até a data da venda e faça os lançamento contabeis corretos. Os bens adquiridos, segue a depreciação normal.

4. É realmente obrigatório a depreciação para empresasdo simples, pois já li varias matérias de o CPC pme deixa brechas relativo a essaaplicabilidade!!gostaria da opinião de vocês...

R: Toda empresa possui por princípio contábil o da competência. Então o correto é ter sim a depreciação, mas como a empresa é do Simples, a depreciação nada vai interferir a não ser o lucro a ser distribuído.

5. Outro item é a tabela na qual usarei, segundo aifrs usarei como base a vida util, e a receita usa tabela fiscal, como procedo!!?????

R: A tabela fiscal até a receita se posicionar claramente o contrário

Abraços!

Tiago Brugnera

0

Postou 06/03/2012 - 12:58 (#4) Membro offline   Magda 

• Posição 80

Sidnei te passei um email!!!

Ver postSidnei Lopes, em 05/03/2012 - 17:47, disse:

oi Magda, por favor me informe seu e.mail e terei o maior prazer em ajudar

se preferir:

sdnlopes@ig.com.br

0

Postou 06/03/2012 - 12:58 (#5) Membro offline   Magda 

• Posição 80

Muito obrigado Tiago!!me ajudou sim!!

Ver postTiagobrugnera, em 05/03/2012 - 19:06, disse:

Boa Noite! Espero poder ajudar um pouco, ao menos:

1. Empresa que veio transferida,já com imobilizadoe sem depreciá-lo desde de a aquisição do bem..

R: Se a empresa chegou ao seu escritório sem ter depreciação do bem contabilizado, e ela for do REAL, comece a depreciar do zero a partir da data que ela entrou no escritorio. Se ela for do Presumido ou Simples, você pode calcular uma depreciação a partir do dia 1º de Janeiro (do ano corrente) e contabilizar de uma vez até a data que ele entrou no escritório como um ajuste contábil.

2. Empresa que veio transferida, já com imobilizadoe saldo de depreciação e desde a transferênciapara o nosso escritório não foi mais feito essa depreciação..exemplo empresaveio para o escritório em 2000 e já tinha o bem , com saldo depreciado, mas semficha de controle dessa depreciação , já tentei verificar os valores paralançar a diferença mas parece-me que lançaram um valor aleatório.

R: Pode ser que ele adquiriu no meio de um mês, e o escritório anterior contabilizou quebrado... Recalcule a depreciação para o prazo de vida útil e registre numa nota explicativa (no caso do REAL)

3. Algumas empresas adquiriram e já revenderamalguns desses bens, vou fazer o ajuste somente dos bens ativos???

R: Deprecie até a data da venda e faça os lançamento contabeis corretos. Os bens adquiridos, segue a depreciação normal.

4. É realmente obrigatório a depreciação para empresasdo simples, pois já li varias matérias de o CPC pme deixa brechas relativo a essaaplicabilidade!!gostaria da opinião de vocês...

R: Toda empresa possui por princípio contábil o da competência. Então o correto é ter sim a depreciação, mas como a empresa é do Simples, a depreciação nada vai interferir a não ser o lucro a ser distribuído.

5. Outro item é a tabela na qual usarei, segundo aifrs usarei como base a vida util, e a receita usa tabela fiscal, como procedo!!?????

R: A tabela fiscal até a receita se posicionar claramente o contrário

Abraços!

Tiago Brugnera

0

Postou 06/03/2012 - 15:53 (#6) Membro offline   Juan Felipe 

• Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 3

Ver postMagda, em 04/03/2012 - 20:47, disse:

R: MAGDA, primeiramente vc deverá verificar se ainda existe este imobilizado, se está em uso e preferencialmente solicitar uma cópia da nota fiscal de compra.
A partir daí, efetuar o cálculo da depreciação utilizando a tabela fiscal, considerando que a perícia dos ativos ficaria muito onerosa para a empresa, e os lançamentos de ajustes, no Grupo do Patrimônio Líquido - Lucros / Prejuízos acumulados, para os valores referentes a exercícios anteriores. A depreciação do exercício corrente lançar para o resultado.
Ex do ajuste:
D - (-) AJUSTES DEVEDORES DE EXERCICIOS ANTERIORES (L/P ACUM - PL)
C - DEPRECIACAO (IMOB - ATIV Ñ CIRC)

Idem a resposta anterior
Obs.: Caso a depreciação lançada seja maior que o valor real, o lançamento será basicamente o contrário:
D - DEPRECIACAO (IMOB - ATIV Ñ CIRC)
C - AJUSTES CREDORES DE EXERCICIOS ANTERIORES (L/P ACUM - PL)

Bem, seria necessário analisar cada caso. Basicamente, vc deverá verificar os bens que ja foram vendidos, calcular a depreciação e efetuar a baixa destes imobilizados, apurando lucro ou prejuízo e oferecer a tributação.

A partir do momento que ocorre a imobilização do bem, faz-se obrigatória a sua depreciação!!!
Lembrando que:
A entidade deve reconhecer o custo de um item do ativo imobilizado como ativo se, apenas se:
a- for provável que futuros benefícios econômicos associados ao item fluirão para a entidade; e
b- o custo do item puder ser mensurado de maneira confiável.

Ja participei de alguns cursos onde a opinião unanime foi a utilização ta tabela fiscal, visto que outras formas de mensuração ainda se apresentam muito confusas.

Muito obrigado!!!

Espero ter ajudado!

Abraço,
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma