Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Contas Contabeis Transitórias - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Contas Contabeis Transitórias

Postou 21/12/2011 - 11:09 (#1) Membro offline   Thiago Ribeiro 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP São Bernardo do Campo - SP
  • Posição 25

Caros Colegas, muito boa tarde!

Gostaria de saber um pouco mais sobre as contas transitórias. Eu sei que são contas (como o proprio nome diz) que os valores somente transitam por elas, que no final da operação elas devem estar sempre zeradas. Porém, não vejo muita praticidade nisso. Se os colegas pudessem me mostrar a eficiência delas eu ficaria muito agradecido.

Att;
0

Postou 22/12/2011 - 16:03 (#2) Membro offline   Lucas Trentin Zandoná 

• Cadastrado: 14/11/2011
  • Localidade: MT Água Boa - MT
  • Posição 28

Boa tarde Colega.

Se não for utilizando a conta transitória, digamos a conta ARE, geralmente com a classificação iniciada por 5.x.xx.xx.xxxx,
como você faria a apuração ? É fácil jogar todos os débitos/créditos das receitas e despesas em uma conta, e ver qual
o resultado (devedor ou credor), fora essa forma, não consigo imaginar outra.
0

Postou 22/12/2011 - 17:02 (#3) Membro offline   Marcelo Moura 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Ver postThiago Ribeiro, em 21/12/2011 - 11:09, disse:

Caros Colegas, muito boa tarde!

Gostaria de saber um pouco mais sobre as contas transitórias. Eu sei que são contas (como o proprio nome diz) que os valores somente transitam por elas, que no final da operação elas devem estar sempre zeradas. Porém, não vejo muita praticidade nisso. Se os colegas pudessem me mostrar a eficiência delas eu ficaria muito agradecido.

Att;

Caro Thiago,

As Contas Transitórias representam a essência da contabilidade; são de grande valor, sem a utilização das mesmas (grupo despesas, receitas....) como você iria fazer as necessárias demonstrações, análises de balanço, obter o lucro/prejuízo do exercício.
Aconselho-o, se não tem uma formação em Contabilidade (técnico ou bacharelado) à ler sobre o assunto em um livro de ""Contabilidade Básica ou Princípios da Contabilidade, Contabilidade Introdutória, Elementos da Contabilidade"" e perceberá que você foi extremamente infeliz ao dizer "... não vejo muita praticidade nisso. .....".

0

Postou 23/12/2011 - 14:52 (#4) Membro offline   Thiago Ribeiro 

• Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SP São Bernardo do Campo - SP
  • Posição 25

Ver postMarcelo Moura, em 22/12/2011 - 17:02, disse:

Caro Thiago,

As Contas Transitórias representam a essência da contabilidade; são de grande valor, sem a utilização das mesmas (grupo despesas, receitas....) como você iria fazer as necessárias demonstrações, análises de balanço, obter o lucro/prejuízo do exercício.
Aconselho-o, se não tem uma formação em Contabilidade (técnico ou bacharelado) à ler sobre o assunto em um livro de ""Contabilidade Básica ou Princípios da Contabilidade, Contabilidade Introdutória, Elementos da Contabilidade"" e perceberá que você foi extremamente infeliz ao dizer "... não vejo muita praticidade nisso. .....".

Boa Tarde Caro Marcelo.

Na verdade acho que acabei me exprenssando mal e não passei meu questionamento da maneira mais correto. Claro, que as contas de Resultado são de suma importância pra contabilidade e sem elas seria impossível trabalhar. Porém, existem outras contas de carater transitório que não fazem parte do Grupo de Resultado que algumas empresas utilizam. Por exemplo, vi em um plano de contas de uma empresa prestadora de serviço qual possui um conta transitória para uma conta Banco. Esse é o meu questionamento, não em relação as contas de Resultado.

Att;
0

Postou 25/12/2011 - 22:10 (#5) Membro offline   Maria Paula 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 2

Caro amigo,
Tudo vai depender da necessidade da sua empresa.
Muitos contadores optam por utilziar estas contas transitórias para melhor controla-las.
Em algumas atividades estas contas são essencias para evidenciar a operação. Um exemplo são as agencias de turismo que utilizam esta conta com muita frequencia
Abs
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

2 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 2 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma