Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: DISTRIBUICAO DE LUCRO A NOVO SOCIO - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

DISTRIBUICAO DE LUCRO A NOVO SOCIO

Postou 02/12/2011 - 08:17 (#1) Membro offline   Nonemar 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 17/11/2011
  • Localidade: SP Americana - SP
  • Posição 211

Bom dia!

Estou com a seguinte duvida:

- uma empresa tributada pelo Lucro Real Trimestral obteve lucro durante o exercicio de 2011 e quer distribuir entre os socios no final de dezembro, porém um dos socios entrou na sociedade somente em 01/dez/11.

Posso efetuar a distribuicao do lucro somente entre o socio remanescente e o novo socio ou existe alguma lei que obrigue a distribuicao ao socio antigo tambem?

Caso exista essa obrigatoriedade, poderiam me informar o fundamento legal?

Obrigada,

Nonemar

0

Postou 02/12/2011 - 09:46 (#2) Membro offline   Marcelo Moura 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Ver postNonemar, em 02/12/2011 - 08:17, disse:

Bom dia!

Estou com a seguinte duvida:

- uma empresa tributada pelo Lucro Real Trimestral obteve lucro durante o exercicio de 2011 e quer distribuir entre os socios no final de dezembro, porém um dos socios entrou na sociedade somente em 01/dez/11.

Posso efetuar a distribuicao do lucro somente entre o socio remanescente e o novo socio ou existe alguma lei que obrigue a distribuicao ao socio antigo tambem?

Caso exista essa obrigatoriedade, poderiam me informar o fundamento legal?

Obrigada,

Nonemar

A distribuição de lucros é "devida" aos sócios constantes do contrato social, não importando a data de sua entrada para o quadro societário. Presumo, que para se retirarem da sociedade, foi levantado um balanço para apuração do resultado até a data de exclusão dos sócios; servindo este de base para os retirantes estabelecerem o valor venal de suas respectivas quotas.
O pagamento da distribuição de lucros é na forma prevista no contrato social anterior ou o da última alteração em que conste a movimentação do quadro societário.
O novo sócio receberá os lucros, referente sua participação, proporcional ao período posterior à sua entrada na sociedade, conforme o balanço a ser levantado ao final do exercício. Esta uma opinião pessoal pois, tudo depende do que foi acordado e ratificado expressamente no contrato social entre o sócio remanescente, os retirantes e o incluído no QSA.

0

Postou 03/12/2011 - 08:59 (#3) Membro offline   VOLMIR 

• Localidade: RS Campo Bom - RS
  • Posição 86

Bom dia.

Penso que, até a alteração do contrato, deva ser feito um balanço para apuração dos resultados da Empresa e distribuidos ao sócios atuais. Após a alteração os lucros sejam distribuidos conforme a discriminação no novo quadro social.
0

Postou 04/12/2011 - 18:47 (#4) Membro offline   Osmun Tadeu 

• Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: BA Juazeiro - BA
  • Posição 53

Aproveitando o tópico, como fica a distribuição de lucros com o novo padrão contábil? Terá que ser feita dentro do próprio exercício ou dependerá do regime tributário?
0

Postou 06/12/2011 - 08:43 (#5) Membro offline   Luiza Fiorin 

• Localidade: SP Campinas - SP
  • Posição 102

De acrodo com a nova lei contabil, voce vai destinar o lucro, a distribuiçao sera de acordo com o caixa disponivel
nao tem data certa..
espero ter ajudado
0

Postou 06/12/2011 - 22:56 (#6) Membro offline   Maria Paula 

• Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 2

Concordo com o Marcelo. ´´E necessario verificar o contrato social, porém caso um sócio tenha direito a retirada e não o fizer, poderá elaborar uma declaração onde mencionará que estará cedendo sua participação ao sócio .......
Esse procedimento é comum
Abraços
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma