Boa tarde,
Nunca aconteceu comigo, por isto a dúvida, podendo até ser "ignorância" minha, mas....
DÚVIDA:
Uma empresa comprou "Perfis de alumínio" para construir algumas bancadas a serem utilizadas na fábrica, numa linha de produção. Entretanto isto não aconteceu, isto é, não foi construido nada e, a empresa está vendendo os perfis para outra indústria.
Qual contabilização deve ser feita : Diretamente do Ativo Imobilizado em ANDAMENTO, visto que foi lá que eu contabilizei quando da entrada? Ou deve ser de outra forma?
Agradeço desde já o retorno dos colegas.
Att,
Eduardo Barros
Página 1 de 1
VENDA de IMOBILIZADO EM ANDAMENTO
Postou 10/08/2011 - 15:46 (#2)
Erbarros
Não vejo problemas quanto a isto.
Eu daria baixa pela venda, como faria com um ativo permanente qualquer. Apenas considerando que, como não existia operação não haverá depreciação, portanto o valor do ganho fica mais fácil de apurar.
Espero ter ajudado
Mario Luiz
Não vejo problemas quanto a isto.
Eu daria baixa pela venda, como faria com um ativo permanente qualquer. Apenas considerando que, como não existia operação não haverá depreciação, portanto o valor do ganho fica mais fácil de apurar.
Espero ter ajudado
Mario Luiz
Postou 10/08/2011 - 16:36 (#3)
erbarros, em 10/08/2011 - 15:20, disse:
Boa tarde,
Nunca aconteceu comigo, por isto a dúvida, podendo até ser "ignorância" minha, mas....
DÚVIDA:
Uma empresa comprou "Perfis de alumínio" para construir algumas bancadas a serem utilizadas na fábrica, numa linha de produção. Entretanto isto não aconteceu, isto é, não foi construido nada e, a empresa está vendendo os perfis para outra indústria.
Qual contabilização deve ser feita : Diretamente do Ativo Imobilizado em ANDAMENTO, visto que foi lá que eu contabilizei quando da entrada? Ou deve ser de outra forma?
Att,
Eduardo Barros
DÚVIDA:
Att,
Eduardo Barros
Sim, você terá que dar baixa nos perfis......
Postou 10/08/2011 - 17:13 (#4)
Concordo com os colegas!!!
Apenas o lançamento de baixa, quando ocorrer a venda!!!
Abraço,
Apenas o lançamento de baixa, quando ocorrer a venda!!!
Abraço,
Postou 10/08/2011 - 17:58 (#5)
erbarros, em 10/08/2011 - 15:20, disse:
Eduardo Barros
Prezado Eduardo, Boa tarde!
Analise os lançamentos do exemplo abaixo e caso tiver mais alguma dúvida, entre em contato. Abraços.
1) Pela Venda do Imobilizado (Faturamento - emissão da nota fiscal):
D- Caixa ou Outros valores a receber Venda de Imobilizado (AC)
C- Receita com Venda de Imobilizado (CR)
H- Receita com venda de ativo imobilizado conforme NF nº XXX - NOME DA EMPRESA COMPRADORA
2) Pela Baixa do Bem no controle patrimonial (Custo de aquisição ou incorporação):
D- Baixa do Custo do Imobilizado (CR)
C- Imobilizado em Andamento (ANC ou Imobilizado)
H- Baixa do custo de aquisição de imobilizado em andamento por venda conf. NF nº XXX - NOME DA EMPRESA COMPRADORA
Se preferir, pode incluir no histórico o numero do controle virtual, caso seu sistema controle a plaqueta virtual de controle de imobilizado OU coloque o nome do projeto que esta ou estava em andamento.
Vale lembrar que este bem não deverá ter depreciação calculada, muito menos valor residual (CPC27).
Observe quanto a entrada do material, se ele entrou com o CFOP de imobilizado e industrialização. Veja a questão da tomada do crédito de icms na entrada, para reverte-lo na GIA e não ter problemas com o fisco, MAS se isto já foi tratado pelo colega, por favor desconsiderar a observação.
Abraços e espero ter ajudado.
Henri Charles.
Postou 10/08/2011 - 22:34 (#6)
Na verdade se os perfis nem foram cortados e estão sendo vendidos tal como adquiridos, não se trata de venda de bens do ativo mas de marcadorias, com débito de ICMS, Pis, Cofins e IPI.
Haverá o crédito de todos estes tributos pagos nas aquisições.
Haverá o crédito de todos estes tributos pagos nas aquisições.
Postou 11/08/2011 - 00:10 (#7)
Concordo com os colegas em que afirmam que é só baixar o imobilizado em andamento
abs
abs
Compartilhar este tópico:
Página 1 de 1