Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Abertura e Encerramento de Empresas - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Abertura e Encerramento de Empresas Exclusividade do contabilista?

Postou 02/08/2011 - 16:36 (#1) Membro offline   Juliano Martins 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: PR Ponta Grossa - PR
  • Posição 76

Gosteria de saber se os procedimentos para abertura de empresa deve ser realizado exclusivamente por um contador ou se qualquer pessoa pode fazer.

Pergunto porque estou começando um curso técnico e gostaria de saber se posso oferecer esse serviço depois que me formar.
0

Postou 02/08/2011 - 17:17 (#2) Membro offline   Paulo Ferreira 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RJ Itaperuna - RJ
  • Posição 27

No meu estado não tem nenhum impedimento, mesmo você sendo técnico pode exercer a profissão, e abrir/encerrar empresas, trabalhar no recolhimento de impostos, fazer depto pessoal, etc. com algumas limitações é claro. Se não me falha a memória tem um fórum aqui no site com as limitações do técnico.
0

Postou 02/08/2011 - 17:28 (#3) Membro offline   Juliano Martins 

• Posição 76

Compreendo mas minha dúvida não se refere as limitações do técnico em relação ao bacharel.. Minha dúvida é se especificamente o serviço de abertura de empresas deve ser feito obrigatoriamente por um contabilista, seja ele técnico ou contador, ou qualquer pessoa física que queira abrir uma empresa pode fazer isso por conta própria, sem que nada passe pelas mãos de um contador.

Ver postPaulo Ferreira, em 02/08/2011 - 17:17, disse: