Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Abertura e Encerramento de Empresas - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Abertura e Encerramento de Empresas Exclusividade do contabilista?

Postou 02/08/2011 - 16:36 (#1) Membro offline   Juliano Martins 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: PR Ponta Grossa - PR
  • Posição 76

Gosteria de saber se os procedimentos para abertura de empresa deve ser realizado exclusivamente por um contador ou se qualquer pessoa pode fazer.

Pergunto porque estou começando um curso técnico e gostaria de saber se posso oferecer esse serviço depois que me formar.
0

Postou 02/08/2011 - 17:17 (#2) Membro offline   Paulo Ferreira 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: RJ Itaperuna - RJ
  • Posição 27

No meu estado não tem nenhum impedimento, mesmo você sendo técnico pode exercer a profissão, e abrir/encerrar empresas, trabalhar no recolhimento de impostos, fazer depto pessoal, etc. com algumas limitações é claro. Se não me falha a memória tem um fórum aqui no site com as limitações do técnico.
0

Postou 02/08/2011 - 17:28 (#3) Membro offline   Juliano Martins 

• Posição 76

Compreendo mas minha dúvida não se refere as limitações do técnico em relação ao bacharel.. Minha dúvida é se especificamente o serviço de abertura de empresas deve ser feito obrigatoriamente por um contabilista, seja ele técnico ou contador, ou qualquer pessoa física que queira abrir uma empresa pode fazer isso por conta própria, sem que nada passe pelas mãos de um contador.

Ver postPaulo Ferreira, em 02/08/2011 - 17:17, disse:

No meu estado não tem nenhum impedimento, mesmo você sendo técnico pode exercer a profissão, e abrir/encerrar empresas, trabalhar no recolhimento de impostos, fazer depto pessoal, etc. com algumas limitações é claro. Se não me falha a memória tem um fórum aqui no site com as limitações do técnico.

0

Postou 02/08/2011 - 17:39 (#4) Membro offline   Paulo Ferreira 

• Localidade: RJ Itaperuna - RJ
  • Posição 27

Pode sim, abrir/encerrar empresas. Sugiro que dê uma olhada no fórum "Qual a diferença entre técnico contábilXContador?" de Wiliam Silva. Lá um colega colocou a lei que diz o que um contador faz, e o que o técnico faz.

Att,
0

Postou 02/08/2011 - 19:21 (#5) Membro offline   ABILIO J S MARQUES 

• Cadastrado: 10/07/2011
  • Localidade: AM Tabatinga - AM
  • Posição 20

Ver postJuliano Martins, em 02/08/2011 - 16:36, disse:

Gosteria de saber se os procedimentos para abertura de empresa deve ser realizado exclusivamente por um contador ou se qualquer pessoa pode fazer.

Pergunto porque estou começando um curso técnico e gostaria de saber se posso oferecer esse serviço depois que me formar.

Juliano, realmente pelo meu conhecimento, (sou técnico e contador com CRC), desconheço qualquer norma que determine que o serviços para abertura, alteração e baixa de empresas, é atividade restrita ao profissional contábil. Ao contrário, na constituição de sociedades não enquadradas como ME/EPP é exigido o visto do advogado no contrato social.
Mas, invarialvemente, o contabilista sempre é o mais solicitado para atuar quando o assunto envolve o seu questionamento.
0

Postou 02/08/2011 - 19:25 (#6) Membro offline   Guto Munarin 

• Localidade: MS Dourados - MS
  • Posição 71

tecnico não pode fazer auditoria e nem perícia, o restante pode.
0

Postou 02/08/2011 - 19:59 (#7) Membro offline   Juliano Martins 

• Posição 76

Obrigado Abílio, acredito que a resposta seja no sentido do que você disse. Não sabia da necessidade da assinatura do advogado. Mas para obter o CNPJ qualquer pessoa pode fazê-lo? Lí em algum lugar que para isso a empresa deveria estar obrigatoriamente vinculada a algum contador.

Ver postABILIO J S MARQUES, em 02/08/2011 - 19:21, disse:

Juliano, realmente pelo meu conhecimento, (sou técnico e contador com CRC), desconheço qualquer norma que determine que o serviços para abertura, alteração e baixa de empresas, é atividade restrita ao profissional contábil. Ao contrário, na constituição de sociedades não enquadradas como ME/EPP é exigido o visto do advogado no contrato social.
Mas, invarialvemente, o contabilista sempre é o mais solicitado para atuar quando o assunto envolve o seu questionamento.

Este post foi editado por Juliano Martins: 02/08/2011 - 20:00

0

Postou 02/08/2011 - 20:53 (#8) Membro offline   ABILIO J S MARQUES 

• Cadastrado: 10/07/2011
  • Localidade: AM Tabatinga - AM
  • Posição 20

Ver postJuliano Martins, em 02/08/2011 - 19:59, disse:

Obrigado Abílio, acredito que a resposta seja no sentido do que você disse. Não sabia da necessidade da assinatura do advogado. Mas para obter o CNPJ qualquer pessoa pode fazê-lo? Lí em algum lugar que para isso a empresa deveria estar obrigatoriamente vinculada a algum contador.

Uma pessoa que tenha conhecimento pode perfeitamente solicitar inscrição/alteração/baixa junto ao CNPJ. Existe um campo no programa CNPJ onde, opcionalmente, o estabelecimento pode informar o nome do escritorio ou profissional de contabilidade responsável a que esta vinculado.
0

Postou 05/08/2011 - 12:00 (#9) Membro offline   Marcelo Moura 

• Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Ver postJuliano Martins, em 02/08/2011 - 16:36, disse:

Não necessáriamente. Porém, sugiro que seja confiado à um contabilista pois existem algumas peculiaridades; é mais seguro e poderá ter um custo menor.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma