Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Reconhecimento de Receitas - Entidades sem Fins Lucrativos - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Reconhecimento de Receitas - Entidades sem Fins Lucrativos

Postou 19/07/2011 - 13:37 (#1) Membro offline   Pablo HP 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 12/07/2011
  • Localidade: MG Belo Horizonte - MG
  • Posição 11

Como proceder para que haja o reconhecimento de receitas de entidades sem fins lucrativos oriundos de pessoas físicas?
Por exemplo, doações dos membros nos quais muitas vezes não é emitido nenhum recibo, deve-se emitir recibo a todas as pessoas físicas?
E no caso de igrejas, onde é passado a "sacolinha", como proceder para reconhecer estas receitas?
No caso de mensalidade de associados, deve-se emitir algum recibo?
Gostaria da experiência dos colegas neste assunto, pois tem uma entidade sem fins lucrativos aqui perto que fez o registro comigo mas não sei exatamente como proceder contabilmente/legalmente para reconhecer as receitas.
Outro fato seria o pagamento de serviços de terceiros pessoa física, deve-se fazer contrato de prestação de serviços, fazer uma rpa, pagar os impostos, iss, ir, inss?
Alguém tem algum material sobre a documentação hábil de uma associação?
Grato.
0

Postou 19/07/2011 - 20:47 (#2) Membro offline   BRANDÃO 

• Cadastrado: 10/06/2011
  • Localidade: SP São Paulo - SP
  • Posição 4

Ver postPablo HP, em 19/07/2011 - 13:37, disse:

Como proceder para que haja o reconhecimento de receitas de entidades sem fins lucrativos oriundos de pessoas físicas?

As doações oriundas de pessoas físicas se forem feitas em dinheiro diretamente na Instituição ou depositados em bancos serão reconhecidas pelo regime de caixa. Se forem doações identificadas é de bom tom enviar ou dar um recibo ao doador.

Por exemplo, doações dos membros nos quais muitas vezes não é emitido nenhum recibo, deve-se emitir recibo a todas as pessoas físicas?
Resposta acima. Contabilize pelos depósitos bancários.

E no caso de igrejas, onde é passado a "sacolinha", como proceder para reconhecer estas receitas?

Resposta acima. Contabilize pelos depósitos bancários
No caso de mensalidade de associados, deve-se emitir algum recibo?
sim, pode ser pelo boleto bancário.
Gostaria da experiência dos colegas neste assunto, pois tem uma entidade sem fins lucrativos aqui perto que fez o registro comigo mas não sei exatamente como proceder contabilmente/legalmente para reconhecer as receitas.
Se não houver cobranças contraprestacional, caso de recebimento por prestação de serviços, (hospitais filantrópicos, etc), o registro será por competência, se não contabilize tudo pelo Caixa.
Outro fato seria o pagamento de serviços de terceiros pessoa física, deve-se fazer contrato de prestação de serviços, fazer uma rpa, pagar os impostos, iss, ir, inss?
A Entidade Filantrópica deve agir como uma empresa quando tomar serviços de terceiros, fazendo contratos, registrrando empregados, reter os impostos e contribuições na fonte, fazer DCTF, Dacon, Dirf ( veja os valores de dispensa), DIPJ etc.

Uma entidade filantrópica de Assistência social, saúde e educação que obtiver registro como tal no respectivo Ministério, ficará isenta das contribuições Patronais ao INSS.

Alguém tem algum material sobre a documentação hábil de uma associação? Vou procurar nos meus arquivos.
Grato.

0

Postou 20/07/2011 - 14:51 (#3) Membro offline   Pablo HP 

• Cadastrado: 12/07/2011
  • Localidade: MG Belo Horizonte - MG
  • Posição 11

Puxa Brandão,
Muito obrigado mesmo pelas respostas.
Serão de grande valia.

Uma vez parece que li que entidade não poderia mais optar por regime de caixa, mas não tenho certeza.
Quanto a contabilizar pelo depósito em banco parece uma boa.
Realmente me ajudou muito.
vou pesquisar mais sobre o assunto também.
Geralmente este tipo de situação não são descritos em livro, só a prática mesmo.
Grato.
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

3 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 3 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma