Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: Construtora pelo Simples Nacional - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

Construtora pelo Simples Nacional

Postou 10/07/2011 - 09:12 (#1) Membro offline   GCA 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: PB João Pessoa - PB
  • Posição 123

Ola pessoal!!!
Trabalho com uma construtora optante pelo simples nacional, ela compra terreno para construir e vender os apartamentos. O periodo de construçoes demora uns 3 meses e depois outros 3 meses para concluir as vendas. Pergunto:
como devo calcular o simples dessa construtora, se no periodo de construçoes nao há faturamento? a receita para calcular o simples é a receita bruta ou a receita liquida = (RB) menos(-) custo? Vale apena uma construtora optante pelo simples nacional se a folha das CEis sao calculada como uma empresa normal? alguém pode dar um exemplo de como proceder o calculo do simples?

desde já agradeço a atençao.
para envio de material e respostas: gca731@hotmail.com
0

Postou 10/07/2011 - 22:14 (#2) Membro offline   Beto-contábil 

• Cadastrado: 04/07/2011
  • Localidade: RS Guaíba - RS
  • Posição 250

Se não há receita, não há Simples a recolher nestes meses. Nos meses de faturamento, segue a resposta extraída do sitio da RFB:

7.2. COMO SE CALCULA O VALOR DEVIDO MENSALMENTE PELAS MICROEMPRESAS (ME) E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE (EPP) OPTANTES PELO SIMPLES NACIONAL?

Resumidamente, o valor devido mensalmente pelas ME e EPP optantes pelo Simples Nacional é determinado mediante aplicação das tabelas dos anexos da Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006.

Para efeito de determinação da alíquota, o sujeito passivo utilizará a receita bruta acumulada nos 12 (doze) meses anteriores ao do período de apuração (RBT12).

Já o valor devido mensalmente, a ser recolhido pela ME ou EPP, será o resultante da aplicação da alíquota correspondente sobre a receita bruta mensal auferida.

Sugiro dar uma lida no Perguntas e Respostas:

http://www8.receita....e/perguntas.asp
0

Postou 11/07/2011 - 08:40 (#3) Membro offline   MLuiz Contabil 

• Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: SC Palhoça - SC
  • Posição 32

GCA

As empresas incorporadoras tem uma forma totalmente diferenciada. Sabemos que o Simples Nacional (não acho vantajoso, prefiro LP) incide sobre a Receita BRUTA da empresa. Mas qual a receita bruta da empresa de construção? No sistema de incorporações de imóveis você precisa contabilizar seus custos por empreendimento, e por sua vez, por unidade a ser vendida, com áreas comuns, etc.. Para determinar o valor da venda você toma por base os custos de cada unidade. O contrato de venda da casa, apto, lote... é o documento hábil que gerará as competências de suas receitas. Porque "as competências" GCA? Porque se você vender a prazo, a receita será por parcela recebida, e o imposto também... Então a receita bruta de sua empresa é a soma de suas parcelas recebidas em cada competência.

Espero ter lhe ajudado.
0

Postou 13/07/2011 - 19:33 (#4) Membro offline   GCA 

• Posição 123

Ver postMLuiz Contabil, em 11/07/2011 - 08:40, disse:

GCA

As empresas incorporadoras tem uma forma totalmente diferenciada. Sabemos que o Simples Nacional (não acho vantajoso, prefiro LP) incide sobre a Receita BRUTA da empresa. Mas qual a receita bruta da empresa de construção? No sistema de incorporações de imóveis você precisa contabilizar seus custos por empreendimento, e por sua vez, por unidade a ser vendida, com áreas comuns, etc.. Para determinar o valor da venda você toma por base os custos de cada unidade. O contrato de venda da casa, apto, lote... é o documento hábil que gerará as competências de suas receitas. Porque "as competências" GCA? Porque se você vender a prazo, a receita será por parcela recebida, e o imposto também... Então a receita bruta de sua empresa é a soma de suas parcelas recebidas em cada competência.

Espero ter lhe ajudado.

0

Postou 13/07/2011 - 19:39 (#5) Membro offline   GCA 

• Posição 123

Obrigado MLUIZ e CETO CONTABIL pela atençao.

Eu tive na RFB e eles mim informaram que uma construtora que compra constroi e depois revende os imoveis nao pode ser optante pelo simples nacional e que as unicas construtora que pode optar pelo simples nacional sao aquelas que só constroi pra terceiros. Voce concordam com isso? qual é a lei que fala sobre isso porque já li varios topicos do simples e nao fala isso.
Abraço a todos
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

4 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 4 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma