Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal: juros simples e juros composto - Contábil-Experts - Fórum de Contabilidade, Tributos e Departamento Pessoal

Ir para

Imagem
Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

juros simples e juros composto

Postou 01/07/2011 - 15:00 (#1) Membro offline   PAULO CESAR 

• Grupo: Membros
  • Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP Paranapanema - SP
  • Posição 45

semple achei a materia de juros simples ate que me deparei com isto, é um financiamento de um carro (exemplo)as parcelas são na vida real de R$ 447,00 eu quis ver se dava para baixar pois quem quer pagar mais né, dai achei este site so que ele mostrou que eu poderia pagar menos, ate ai tudo ok ,mas como que eles chegaram ate este calculo o de 446,75da para fazer uma tabela facil, facil, mas de 392,78eu não achei base para este calculo? tem alguem ai clanio para fazer uma tabela que fique exeplicado o calculo ?? Base de Cálculo: Decreto nº 22.626/33, que proíbe terminantemente a capitalização composta de juros, orientação que consta da Símula nº 121 do STF: "é vedada a capitalização de juros, ainda que expressamente convencionada".
site para quem quiser tentar http://www.econtabil...com/?page_id=82

Finaciamento de 9000,00

juros 3,55

Sendo juros simples 392,78

Sendo juros composto 446,75

Nº de parcelas 36x
0

Postou 01/07/2011 - 15:11 (#2) Membro offline   Marcelo Moura 

• Cadastrado: 08/06/2011
  • Localidade: MG Curvelo - MG
  • Posição 1

Ver postPAULO CESAR, em 01/07/2011 - 15:00, disse:

semple achei a materia de juros simples ate que me deparei com isto, é um financiamento de um carro (exemplo)as parcelas são na vida real de R$ 447,00 eu quis ver se dava para baixar pois quem quer pagar mais né, dai achei este site so que ele mostrou que eu poderia pagar menos, ate ai tudo ok ,mas como que eles chegaram ate este calculo o de 446,75da para fazer uma tabela facil, facil, mas de 392,78eu não achei base para este calculo? tem alguem ai clanio para fazer uma tabela que fique exeplicado o calculo ?? Base de Cálculo: Decreto nº 22.626/33, que proíbe terminantemente a capitalização composta de juros, orientação que consta da Símula nº 121 do STF: "é vedada a capitalização de juros, ainda que expressamente convencionada".
Finaciamento de

9000,00

juros

3,55

Sendo juros simples

392,78

Sendo juros composto

446,75

Nº de parcelas

36x

Bom....

Capital..............................= 9.000,00 (ou valor do bem à vista)
nº de parcelas................= 36
taxa juros ........................=2,6668 %
valor da parcela.............= 392,78
0

Postou 01/07/2011 - 15:12 (#3) Membro offline   CLAYDISON 

• Localidade: DF Brasília - DF
  • Posição 68

Caro colega,

São necessários outros dados para que possamos te ajudar. São eles:

O valor à vista do bem;
A taxa de juro mensal;
O número de parcelas.

0

Postou 01/07/2011 - 15:25 (#4) Membro offline   PAULO CESAR 

• Cadastrado: 09/06/2011
  • Localidade: SP Paranapanema - SP
  • Posição 45

Ver postMarcelo Moura, em 01/07/2011 - 15:11, disse:

Bom....

Capital..............................= 9.000,00 (ou valor do bem à vista)
nº de parcelas................= 36
taxa juros ........................=2,6668 %
valor da parcela.............= 392,78

visite o site e faça o simulado eu estu ficando doido, lei a o texto

Você pode reduzir a parcela do seu financiamento até 40%, de forma legal.
dezembro 9th, 2009 by Helenaldo A forma utilizada por bancos e financeiras ao financiar um veículo, é a mesma utilizada nos contratos de financiamento imobiliário, isso mesmo, a famosa “Tabela Price”. Como se sabe, na Tabela Price os juros são aplicados de forma composta, sendo portanto ilegal e passível de revisão contratual, pois a Súmula 121 do STF, proíbe veementemente a aplicação de juros capitalizados. Além disso, o consumidor ainda tem a seu favor o Decreto-lei nº 22.626/1933, que veda acapitalização dejuros (juros sobre juros).Portanto, todos os consumidores que possuem contratos de financiamento de imóvel, financiamento de veículo, leasing, empréstimo pessoal, cheque especial e cartões de crédito, podem ingressar juntamente ao Poder Judiciário questionando os juros capitalizados (juros de juros) ilegais e abusivos praticados pelas instituições financeiras. Para sorte dos consumidores, o sistema bancário não é perfeito, existem muitas falhas, e são raros os contratos que deixam explícitas essa cobrança de juros, mas, de regra, o consumidor é ludibriado, uma vez que ele não tem conhecimentos técnicos suficientes para diferenciar os juros compostos dos juros simples, no caso do financiamento de veículos, na maioria das vezes o consumidor nem fica com alguma via do contrato assinado, principalmente se o financiamento foi feito direto na revenda ou Concessionária.

Para se ter uma idéia da disparidade da aplicação dos juros compostos (ilegais) em relação aos juros simples (devidos) que deveriam ser praticados pelo mercado financeiro, utilizo um exemplo bem simples. Considerando que você contraia um financiamento de R$ 10.000,00, a ser liquidado em 36 prestações mensais, com juros de 2,5%, sua prestação calculada da mesma forma que é calculada pelos agentes financeiros (Tabela Price) será de R$ 424,52 fora as taxas como TAC e a Tabela R1 á R12(Tabela de retorno;que é a Margem.)Utilizando essa mesma base de cálculo, porém, aplicando juros de 2,5% ao mês de forma linear (juros simples) sua prestação será de R$ 367,15, ou seja, existe uma diferença maior de R$ 57,37 sobre cada prestação que você vai pagar. Considerando que seu contrato tem 36 prestações, você pagará a mais aos bancos a bagatela de R$ 2.065,32.

Quer ver como fica sua prestação?
Post um comentário com as informações abaixo:
Valor financiado: ##########
Quantidade de meses: ##########
Taxa de juros mensal: ############
Valor da prestação: #############
Total de Prestações pagas: ####

Pessoal, ajudem a manter este site, cliquem nos patrocinadores, não custa nada.
Sugiram assuntos que podemos escrever sobre.

e o juro mensal é 3,55se mudar para 2,66da certo mais não é o juros que eles conseguem fazer o calculoeles fazem com 3,55

0

Postou 04/07/2011 - 16:04 (#5) Membro offline   Monaski .'. 

• Localidade: PA Jacundá - PA
  • Posição 145

É Paulo tb já ouvi falar sobre isso,

mas não sei se isso realmente funciona na prática...

:huh:
0

Postou 04/02/2013 - 17:27 (#6) Membro offline   Flávio Machado 

• Cadastrado: 04/02/2013
  • Localidade: AC Acrelândia - AC
  • Posição 888

Ola nem olhei a quanto tempo este tópico esta aberto vou dividir um pouco do meu conhecimento a respeito do assunto com vcs

Meu trabalho é apenas fazer Laudo Contabil para Revisão de Financiamentos.

Revisão de financiamentos é uma pratica ainda não conhecida no Brasil iniciou depois da determinação Judicial em 98 que veda qualquer tipo de Financiamento onde juros incide sobre ele mesmo, ou seja Juros sobre Juros.

Dentre todas as formas de juros compostos existentes apenas uma lhe permite manter a prestação FIXA enquanto incide o juros sobre juros este sistema é chamado de Tabela Price.

Por outro lado a forma utilizada pela contabilidade em si é chamada Tabela Gauss.

Tenho minhas tabelas automáticas desenvolvidas no Excel tomando como base as formulas mas essas são particulares, no entanto o mesmo trabalho pode ser feito em sites que estão disponíveis na internet.

Vou dar um exemplo básico.

Vamos supor o seguinte financiamento CDC para a compra de um automovel.

Valor Solicitado R$ 32.000,00 Valor Total R$ 33.886,88 Valor Final R$ 45.991,08 Juros R$ 12.104,20 Taxa Mensal 1,730% Taxa Anual 23,21% Numero de Parcelas 36 Valor de Prestações R$ 1.277,53 Data do 1° Pagamento 9/6/2011
Valor de Tarifa de Cadastro R$ 690,00 Valor IOF R$ 1.024,91 Registro de Contrato R$ 171,97

Essas informações são disponíveis no contrato, Vale lembrar que 90% das pessoas não tem o contrato do seu financiamento. O mesmo deve ser solicitado no PROCON chega pelo correio em 15 dias. As empresas nunca se negam a enviar a 2° via.

As informações acima são de um financiamento NORMAL o primeiro passo e confirmar em que tipo de juros estamos lidando.
Isso é fácil de descobrir, no meu caso eu preencho minha planilha e ja tenho a resposta, e ate mesmo as comparações do juros simples e composto, valor indevido so imprimir e anexar no processo.

Para os Sr° que não a possuem devem ir no site http://www.calculorevisional.com/
digitar as seguintes informações

Valor total do financiamento, valor da prestação, numero de parcelas, e coloque um 0 em quantidade de parcelas pagas.
Clique em mostrar dados da Divida atual.
No site vai aparecer informações do financiamento
Conferir a taxa, nesse caso ela vai aparecer 1,745%, infelizmente no Brasil é normal estar uma taxa no contrato e na realidade vc estar pagando uma superior.
Coloque 1,73% no novo campo e confirma vai aparecer 2 planilhas completas ja amortizadas.

a 1° planilha vai estar normalmente no método Price e a 2° é como deveria estar levando em conta as regras e normas brasileiras.

Próximo passo entre neste site http://www.salugon.com.br/

no canto inferior a esquerda preencha todas as informações que o site pede e confirme, ele vai disponibilizar um COMPARATIVO que vai mostrar detalhadamente, o que vc esta pagando e o que deveria pagar.

ate aqui ja descobrimos que a taxa mensal e anual determinadas no contrato não estão sendo respeitadas, e que estão no Sistema PRICE (proibido no Brasil)

Vamos levar em conta que o dono deste financiamento ja pagou 10 parcelas de 1.277,53 que da um total pago de 12.775,30 para quem fez as duas etapas anteriores ja encontrou as informações mais importantes:

Price Gauss
Valor Final 45.991,08 42.211,80
Valor da Prestação 1.277,53 1.172,55
Taxa mensal 1,745% 1,73%
Valor total Pago (A MAIOR) 12.775,30 12,775,30
Valor Devedor 33.215,78 29.436,50
Capitalização Indevida 3.690,75 0
Capitalização Indevida Paga 1.049,80 0

Conclusão

Levando em conta as normas e regras brasileiras.

o valor da prestação iria cair para 1.172,55
Toda a diferença paga deve ser devolvida o que gera um valor de 1.049,80
Todas as taxas incluídas como IOF Cadastros, tarifas comissões devem ser devolvidos o que da um valor de 1.885,88

De acordo com lei por causa da aplicação do indébito, conclui-se que a instituição financeira deve restituir o valor de 5.873,36

( 1.049,80 * 2 )+( 1.885,88 * 2) = 5.873,36

para maiores informações, troca de informações ou ate mesmo comprarem minhas planilhas de calculo automatizado entrem em contato

rockthebes@gmail.com

Atualmente sou ex Professor de Excel avançado da Microlins com 3 anos de pratica estou no 7° período de contabilidade, trabalho em um escritório de advocacia onde sou responsável pelos processos de Revisão de Financiamento.

Espero que as informações acima sejam uteis e possam ajudar a todos.

Att: Flávio M. Santos
1

Postou 07/02/2013 - 10:31 (#7) Membro offline   Ricardo Freitas 

• Cadastrado: 07/07/2011
  • Localidade: MG Carangola - MG
  • Posição 51

Flávio, essa legislação ainda está em vigor? Quer dizer, eu ainda posso hoje, em fevereiro de 2013, solicitar juridicamente a revisão de um contrato celebrado com juros compostos e baseado na tabela PRICE?
0

Compartilhar este tópico:

Página 1 de 1
  • Novo tópico
  • Responder

1 usuário(s) está(ão) lendo este tópico
0 membro(s), 1 visitante(s), 0 membro(s) anônimo(s)

IPB Skins by Skinbox

Skin e idioma