Uma vez que o MEI não faz contabilidade regular, não tem impostos a recolher(somente o DAS), somente as declarações anuais. Mensalmente só temos que fazer o SEFIP para aqueles que tem empregado. O que seria adeguado cobrar de um MEI como honorários?
Honorários sobre o MEI
Postou 21/06/2011 - 13:02 (#2)
JBraga
Se voce for tributado pelo simples, esta impedido pela lei de cobrar honorários do MEI
Se voce for tributado pelo simples, esta impedido pela lei de cobrar honorários do MEI
Postou 21/06/2011 - 13:39 (#3)
Boa tarde,
Alguns serviços devem ser feitos gratuitamente, porém serviços de entrega da SEFIP para MEI com empregados, esse serviço pode ser cobrado honorário. De qualquer forma a cobrança deve ser com um valor quase simbólico uma vez que o MEI paga o mínimo de taxas ao governo, não seria justo e correto uma cobrança maior.
Segue abaixo quais são os serviços que devem ser efetuado gratuitamente pelos escritórios contábeis que são opantantes pelo Simples Nacional.
I - Prestação de Informações e orientações completas ao EI sobre:
- Quem pode ser,
- Como se registra e se legaliza,
- Quais são os beneficios e as obrigações e seus custos e periodicidades,
- Qual a documentação exigida e que requisitos deve atender em relação a cada órgão e entidade para obter a inscrição, alvará e licenças a que o exercício de sua atividade está sujeito
II - execução dos serviços de apoio necessários:
ao registro e legalização do EI, compreendendo todos os procedimentos constantes do Portal do Empreendedor, inclusive a emissão dos documentos de arrecadação relativos ao ano-calendário;
III - Elaboração e encaminhamento da primeira declaração anual simplificada do EI, com emissão dos documentos de arrecadação correspondentes à declaração e ao ano-calendário de sua entrega.
Abraço
Eder Silveira
Alguns serviços devem ser feitos gratuitamente, porém serviços de entrega da SEFIP para MEI com empregados, esse serviço pode ser cobrado honorário. De qualquer forma a cobrança deve ser com um valor quase simbólico uma vez que o MEI paga o mínimo de taxas ao governo, não seria justo e correto uma cobrança maior.
Segue abaixo quais são os serviços que devem ser efetuado gratuitamente pelos escritórios contábeis que são opantantes pelo Simples Nacional.
I - Prestação de Informações e orientações completas ao EI sobre:
- Quem pode ser,
- Como se registra e se legaliza,
- Quais são os beneficios e as obrigações e seus custos e periodicidades,
- Qual a documentação exigida e que requisitos deve atender em relação a cada órgão e entidade para obter a inscrição, alvará e licenças a que o exercício de sua atividade está sujeito
II - execução dos serviços de apoio necessários:
ao registro e legalização do EI, compreendendo todos os procedimentos constantes do Portal do Empreendedor, inclusive a emissão dos documentos de arrecadação relativos ao ano-calendário;
III - Elaboração e encaminhamento da primeira declaração anual simplificada do EI, com emissão dos documentos de arrecadação correspondentes à declaração e ao ano-calendário de sua entrega.
Abraço
Eder Silveira
Postou 21/06/2011 - 13:55 (#4)
Existem serviços gratuitos e outros não.
Por isso emissão de folha de pagamento, sefip, caged, rais, férias, 13º salario, rescisão, etc. Não só pode como deve ser cobrado.
Por isso emissão de folha de pagamento, sefip, caged, rais, férias, 13º salario, rescisão, etc. Não só pode como deve ser cobrado.
Postou 21/06/2011 - 14:36 (#5)
jbragafranco, em 20/06/2011 - 01:13, disse:
Uma vez que o MEI não faz contabilidade regular, não tem impostos a recolher(somente o DAS), somente as declarações anuais. Mensalmente só temos que fazer o SEFIP para aqueles que tem empregado. O que seria adeguado cobrar de um MEI como honorários?
Prezado, atente ao que colegas disseram sobre o que se pode cobrar.
Tendo o bom senso de observar a receita do MEI, dá pra se cobrar de R$ 100,00 a R$ 500,00 (na minha opnião). Dependendo da atividade do MEI, dos serviços prestador pelo contador e do emprego de horas e profissionais nestas tarefas.
Abraços
Postou 21/06/2011 - 15:50 (#6)
Vai do bom senso e do tempo de efetuar o serviço.
Tem MEIs que alem do serviço corriqueiro, que realmente é bem pequeno, eles se sentem no direito de abusar um pouco se suas "perrogativas", gastando tempo e retrabalhos.
Claro que necessitar se algo a mais, pode ser cobrado a parte, mas o serviço rotineiro deve-se cobrar o minimo possivel, pois tambem nossos custos.
Tem MEIs que alem do serviço corriqueiro, que realmente é bem pequeno, eles se sentem no direito de abusar um pouco se suas "perrogativas", gastando tempo e retrabalhos.
Claro que necessitar se algo a mais, pode ser cobrado a parte, mas o serviço rotineiro deve-se cobrar o minimo possivel, pois tambem nossos custos.
Postou 21/06/2011 - 16:21 (#7)
aqui cobramos um valor simbolico, so que como ja disse nosso colega, eles acham que por estarem pagando podem exigir outras obrigações acessorias, nos cobramos do MEI a mesmo valor que se cobra de um CEI com registro de 01 empregado, uma vez que muda muito pouco (DASN-MEI e DAS-MEI) de um pro outro, nas obrigações.
Postou 21/06/2011 - 16:32 (#8)
Na minha opinião deve-se cobrar honorarios do MEI, claro, que utilizando o bom senso.
Postou 21/06/2011 - 17:29 (#9)
Mateus Schmitz, em 21/06/2011 - 16:21, disse:
aqui cobramos um valor simbolico, so que como ja disse nosso colega, eles acham que por estarem pagando podem exigir outras obrigações acessorias, nos cobramos do MEI a mesmo valor que se cobra de um CEI com registro de 01 empregado, uma vez que muda muito pouco (DASN-MEI e DAS-MEI) de um pro outro, nas obrigações.
Um bom parâmetro para cobrança.
Não esqueçam que o MEI terá 1 empregado apenas então o custo para prestar serviço a ele não pode ser alto.
Eder
Postou 30/06/2011 - 11:17 (#10)
jbragafranco, em 20/06/2011 - 01:13, disse:
Neste caso, cobraria sessenta reais mensais; conisderando a responsabilidade pelas informações corretas, quarda dos arquivos, impressão, etc.
Postou 07/07/2011 - 12:54 (#11)
Eu tenho algumas MEI's, as que não tem empregado, cobro só na época da Declaração Anual, já a que tem funcionário cobro o valor simbólico de R$ 100,00. Fica a critério de cada profissional, e de acordo com os serviços oferecidos.
Postou 07/07/2011 - 13:23 (#12)
Eu não cobrava nenhuma taxa para fazer a abertura do MEI, mas chegou um momento que eu ja tinha aberto 75 MEIs ai comecei a cobrar as folhas impressas, pois o meu custo já estava sendo alto. Agora quando o MEI tem funcionário eu compro para fazer as SEFIPS e gerar a Folha.
Postou 07/07/2011 - 13:29 (#13)
Acredito que pela condição de MEI, o honorário deva ficar em torno dos R$ 100,00, mas é difícil definir, pois cada profissional contábil tem um custo diferente do outro. E outros fatores podem ser levados em consideração, como por exemplo a localização do escritório. Aqui em Santa Bárbara / Americana, um escritório no centro chega a cobrar algo em torno de R$ 700,00 de honorários para manutenção de uma ME enquadrada no Simples, enquanto que existem escritórios nos bairros cobrando algo em torno de R$ 150,00 pelo mesmo serviço. (teóricamente) Então, colega, verifique seus custos, bem como tenha consciência da qualidade do serviço que presta para cobrar um valor justo e condizente com sua realidade.
Abraço.
Abraço.
Postou 07/07/2011 - 13:43 (#14)
Boa Tarde Pessoal!
Acredito que de para cobrar no maximo até meio salario minimo.
Depende do cliente e se tem funcionario.
Acredito que de para cobrar no maximo até meio salario minimo.
Depende do cliente e se tem funcionario.
Postou 07/07/2011 - 14:19 (#15)
Tenho cobrado uma taxa simbólica quando não possuem funcionário, agora já com calculo de folha cobro meio salario minimo por mês. Região de Campo Limpo-SP.
Postou 07/07/2011 - 19:38 (#16)
Se for possível, verifique o custo que você vai ter com a prestação do serviço levando em consideração sua estrutura. Procure conhecer o cliente e certifique-se de que o mesmo poderá pagar o honorário proposto. Mantenha sempre em mente que a prestação do seu serviço reflete quem você é e que você poderá ser. Nunca se esqueça que o MEI poderá crescer em seu negócio, e que voce deverá ter as informações adequadas para efetuar as alterações que se farão necessárias. Boa Sorte e Sucesso.
Forte abraço,
Elenaldo Carvalho.
Forte abraço,
Elenaldo Carvalho.
Postou 07/07/2011 - 21:23 (#17)
Boa noite, tenho quatro MEI e cobro de cada um o valor de R$ 140,00 mensais de honorarios, mas dou suporte no relatorio mensal de vendas e despesas dele e cada um tem 1 funcionário registrado.
Um forte abraço
Adilson Lopes da Silva
Um forte abraço
Adilson Lopes da Silva
Postou 07/07/2011 - 22:10 (#18)
Só queria uma informação. O MEI Pode contratar um funcionário somente, né?
E o MEi, automaticamente já é optante pelo simple, ou depende de mais alguma coisa?
E o MEi, automaticamente já é optante pelo simple, ou depende de mais alguma coisa?
Postou 08/07/2011 - 09:31 (#19)
Olá pessoal,
bom como todos sabem, o governo informa aos contribuintes que o MEI é totalmente gratuíto. Mas esquecem que o MEI fica obrigado a quase todas informações que uma empresa normal, por isso acho que devemos sim cobrar por nossos serviços, claro que temos que analizar a situação da empresa. Sempre deixo cientes meus clientes de que somente a abertura da empresa, o CNPJ e a primeira Declaração de imposto de renda são gratuítos. O restante devemos cobrar conforme nossos serviços. Abraços a todos.
bom como todos sabem, o governo informa aos contribuintes que o MEI é totalmente gratuíto. Mas esquecem que o MEI fica obrigado a quase todas informações que uma empresa normal, por isso acho que devemos sim cobrar por nossos serviços, claro que temos que analizar a situação da empresa. Sempre deixo cientes meus clientes de que somente a abertura da empresa, o CNPJ e a primeira Declaração de imposto de renda são gratuítos. O restante devemos cobrar conforme nossos serviços. Abraços a todos.
Postou 08/07/2011 - 09:34 (#20)
Olá colega,
sim o MEI é automaticamente optante pelo SIMEI( simples nacional do MEI), mas não esquece de verificar sempre com a prefeitura local se a atividade pode ser exercida no local em que a empresa vai se estabelecer.
abraços
sim o MEI é automaticamente optante pelo SIMEI( simples nacional do MEI), mas não esquece de verificar sempre com a prefeitura local se a atividade pode ser exercida no local em que a empresa vai se estabelecer.
abraços
tomgomesce, em 07/07/2011 - 22:10, disse:
Só queria uma informação. O MEI Pode contratar um funcionário somente, né?